1 – Cheque os pneus:
Manter a calibragem certa dos pneus é indispensável para sua segurança. Além de economizar gasolina e prevenir que se desgastem de forma errada. O ideal é realizar a calibragem uma vez na semana. Faça a calibragem sempre com os pneus frios.
2 – Funcionamento das lâmpadas:
Antes de sair com seu carro verifique se todas as lâmpadas estão funcionando de forma correta. Mau funcionamento pode gerar multas e por sua segurança e a de terceiros em risco. Se for necessário trocar uma das lâmpadas dos faróis é indicado que uma regulagem seja feita.
3 – Confira o radiador:
O nível de água do radiador deve ser verificado com frequência. O baixo nível de água pode fazer com que o motor aqueça. Tenha cuidado na hora da verificação que deve ser sempre feita com o carro frio para evitar queimaduras.
4 – Água dos para-brisas:
E por falar em água sempre verifique o reservatório do limpador de para-brisas. Esse item é de extrema importância para sua visibilidade. Examine também se a borracha das palhetas está deixando marcas no vidro, caso isso ocorra é hora de troca-las.
5 – Validade do extintor de incêndio:
Mais um daqueles itens que só lembramos quando precisamos dele. Andar com extintor vencido gera multas além de comprometer sua segurança caso um incidente ocorra.
6 – Freios:
Não é preciso dizer sobre a importância dessa peça. Cheque com frequência o líquido do freio, se o nível estiver abaixo do recomendado pode ser sinal de vazamento no sistema. Se não houver vazamento a diminuição pode ocorrer por causa de desgastes nas pastilhas de freio.
7 – Bateria:
É a responsável por armazenar a energia que será usada pelo sistema elétrico do carro. Alguns sinais podem ser notados quando a bateria começa a ficar fraca, por exemplo, na hora de ligar o carro o indicador de bateria do painel fica acesso. Em alguns casos apenas uma carga pode resolver o problema, mas se a bateria já estiver muito gasta deverá ser trocada.
8 – Troca de óleo:
A correta lubrificação é fundamental para que os pistões, os rolamentos e o próprio motor funcionem adequadamente. Faça a troca no tempo indicado pelo manual do proprietário e com o produto especificado.
9 – Motor:
Troque com frequência as velas, o óleo e os filtros. Usar gasolina de qualidade também favorece o motor. O surgimento de qualquer barulho pode ser um sinal de alerta, ao notar ruídos ou fumaça em seu veículo procure um mecânico de sua confiança.
10 – Revisão:
É a mais básica das dicas e uma das principais práticas de mecânica. Por causa da correria do dia a dia muitas pessoas acabam esquecendo de que prevenir é melhor do que remediar e em mecânica o remédio pode sair mais caro do que o esperado.
FONTE: Blog GNC Suécia