Quando sobra um tempinho para curtir a estrada, muita gente deixa os aeroportos e rodoviárias de lado para colocar o veículo para rodar. E, de fato, pode ser um passeio muito legal! O único detalhe é que é preciso se precaver, cuidando da revisão do carro antes de viajar.
O número de acidentes em rodovias, causados por falhas mecânicas, chega a ser assustador. Freios e pneus desgastados, carros desalinhados e luzes queimadas são alguns dos itens que podem colocar a sua segurança em risco, além de gerar multas pesadas que acabarão com o seu planejamento financeiro.
Por isso, confira esta lista de 7 itens para fazer a revisão do carro antes de viajar:
1. Óleo e filtro
O óleo e o filtro de óleo normalmente são trocados a cada 5 mil quilômetros ou 6 meses, o que vier primeiro, mas isso pode variar de acordo com o modelo do veículo.
Se a troca não for feita, o lubrificante começa a perder a eficiência, podendo danificar gravemente o motor e gerar, inclusive, o aumento do consumo de combustível. E ficar parado no meio da estrada com certeza não é algo agradável, não é mesmo?
Por isso, verifique a quilometragem do seu carro e compare com a distância que será percorrida. Se concluir que o prazo máximo será ultrapassado durante a viagem, não arrisque! Faça a troca do óleo e do filtro antes de colocar o pé na estrada.
Se tiver dúvidas sobre qual óleo é a melhor opção para o seu carro, ou até mesmo qual o prazo indicado para a troca, basta consultar o manual do proprietário.
2. Alinhamento e balanceamento
O alinhamento ajusta os ângulos das rodas para proporcionar mais estabilidade ao veículo, além de evitar o desgaste irregular dos pneus.
Já o balanceamento ajusta o equilíbrio entre as rodas e os pneus também para evitar o desgaste dos pneus.
A recomendação é alinhar e balancear o carro a cada 10 mil km. Mas isso passa a ser fundamental antes de fazer qualquer viagem.
Os efeitos do desalinhamento e desbalanceamento são sentidos com mais força em velocidades mais altas e isso pode levar a uma perda de controle do carro.
O ideal é realizar o serviço antes e, se for o caso, depois da viagem. Algumas estradas possuem um asfalto de péssima qualidade e podem prejudicar todo o serviço que foi feito anteriormente.
3. Amortecedores
Os amortecedores são responsáveis por absorver os impactos e as irregularidades do asfalto. Por isso, são considerados umas das peças mais importantes do carro. Se estiverem desgastados, o carro pode perder estabilidade e você acabar tendo problemas ao fazer curvas durante a viagem.
Faça um teste antes de viajar: com as mãos apoiadas no capô, empurre o carro para baixo. Depois solte e veja o comportamento dele. Se o veículo ficar balançando muito tempo, é sinal de que os amortecedores não estão em bom estado.
O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros, mas como podem oferecer sérios riscos na estrada se estiverem em péssimo estado, é recomendado dar uma olhada antes de viajar.
4. Luzes e lanternas
Em estradas com sinalização indicativa, é obrigatório acender os faróis, mesmo de dia. Então, você mesmo pode revisar todo o sistema antes de sair. Faça o seguinte: pare o carro em frente a uma parede e vá testando cada luz. Teste a luz do farol, das setas e peça ajuda para alguém conferir a luz de freio e ré.
A revisão nas lâmpadas dura menos de 10 minutos e te ajuda a ter mais segurança e evitar multas.
5. Limpadores de para-brisas
Muita gente só se lembra deles quando cai uma chuva forte. Então, previna-se e substitua as palhetas dos limpadores de para-brisas antes de viajar. Lembre-se, também, de completar o reservatório destinado à limpeza do vidro dianteiro.
Se quiser garantir boa visibilidade, aplique um produto antiembaçante nos vidros e despeje o restante do conteúdo da embalagem no reservatório, junto com a água.
O ideal é trocar a palheta do limpador pelo menos uma vez por ano, de acordo com especialistas, já que agentes como a própria temperatura, o sol e sujeira podem gerar um ressecamento da borracha.
6. Bateria
Para não ficar parado antes mesmo de sair de casa ou após uma pausa no meio do trajeto, certifique-se de que a bateria está em boas condições e carregada. Se houver corrosão, por exemplo, é bom que se faça uma limpeza, o que auxilia no fluxo de eletricidade.
Rádio, alarme e componentes eletrônicos consomem bateria mesmo com o carro desligado. Então, antes de viajar, e a cada 6 meses, verifique a bateria (incluindo os terminais).
7. Radiador
Cheque o nível da água no radiador — mas o carro não pode ter sido desligado há pouco tempo, sob risco da tampa do reservatório ainda estar quente e causar algum acidente.
A principal função do radiador é manter o motor frio, por isso, se não houver água o suficiente, complete com o aditivo certo para o seu tipo de veículo. Se o nível estiver baixando com frequência, confira também se está ocorrendo algum tipo de vazamento.
Com essas dicas, você já garante a revisão do carro antes de viajar! Não se esqueça também de contar com alguns itens como estepe, extintor, macaco, triângulo e demais ferramentas úteis.
Agora é só relaxar e curtir a estrada!
Fonte: barba, batom e rodas