Conheça dicas e hacks para evitar estresse no trânsito e manter a calma mesmo em situações extremas ou com aquele engarrafamento típico de horário de pico!
Como evitar estresse no trânsito? Essa é uma pergunta que você e muitas pessoas fazem constantemente. Afinal, é difícil encontrar alguém que não tenha de lidar em algum momento do dia com engarrafamentos, fluxo lento de veículos em áreas comerciais e sinais que parecem durar uma eternidade. Quando se trata de cidade grande, então…
Foi pensando nisso que preparamos uma lista com 6 dicas para você aproveitar melhor o tempo parado no trânsito e diminuir os efeitos do nervosismo, ansiedade e irritação na sua saúde. Confira!
1. Planeje o trajeto
Para começar, antes de sair de casa, planeje os seus trajetos do dia para não ter nenhuma surpresa desagradável no trânsito e acabar lidando com aquele estresse rotineiro. Para isso, você pode usar aplicativos de GPS, por exemplo.
Dessa forma, dá para se precaver quanto às avenidas que estão congestionadas, ruas que estão interditadas e áreas onde há engarrafamentos por motivos aleatórios, como manifestações, acidentes, obras etc.
2. Escute música
Não há como negar: música consegue nos animar, divertir e, inclusive, minar todo e qualquer estresse! Portanto, por que não usá-la como aliada no trânsito?
Seja com aplicativos de streaming de música ou à moda antiga, com CD e pen drive, monte playlists com seus cantores e bandas preferidas e deixe-as sempre a postos para dar play.
Você terá a sensação de que o tempo passa mais rápido e, de quebra, seu organismo produzirá mais endorfina e serotonina — hormônios responsáveis pela produção de bem-estar e relaxamento.
Outra opção é ouvir podcasts, audiobooks (audiolivros) e talkshows em rádios que vocês gosta. Desse modo, você consome conteúdos interessantes e adquire conhecimentos enquanto aguarda no trânsito.
3. Faça pequenos alongamentos
Mesmo com planejamento foi impossível não pegar aquela rua mais congestionada? Sem problemas! Use esse tempo a seu favor e pratique alguns alongamentos envolvendo braços, ombros e pescoço.
Esse é um exercício simples que não apenas alivia a tensão física, como promove relaxamento e até diminui o risco de distensões musculares — o que ajuda a evitar estresse no trânsito e a minimizar o cansaço, dores de cabeça e irritação.
4. Aproveite o tempo para fazer checklists
Além das dicas anteriores, aproveite aqueles minutos que você passa com o carro parado por conta do sinal ou de um engarrafamento e faça checklists com suas obrigações e afazeres do dia.
Essa é uma excelente forma de se organizar e se planejar para não esquecer nenhuma função, especialmente quando a rotina no ambiente de trabalho está bem corrida. Alguns exemplos de checklists são:
• tarefas domésticas (arrumar quarto, lavar roupas, regar plantas etc);
• lista de compras do mercado (comidas, bebidas, produtos de limpeza etc);
• programas com a família e os amigos (ir ao cinema, teatro, praia etc);
• atividades do trabalho (reuniões, entrega de projetos, aprovação com fornecedores etc).
5. Faça paradas para evitar estresse no trânsito
Caso percorra um trajeto longo e no horário de pico, quando o volume de automóveis é maior e a velocidade média por veículo cai drasticamente, procure fazer pequenas paradas em um mercado, loja ou cafeteria, por exemplo, em vez de ficar todo o tempo no trânsito.
Assim, você pode esticar as pernas, fazer alguma refeição rápida, conferir alguma vitrine ou mesmo comprar algo que acabou em casa. Além disso, esses minutos tanto distraem quanto revigoram sua energia para voltar a dirigir!
6. Dirija com companhia
Por último, sempre que possível, dirija com uma companhia, como um amigo ou parente. Você pode combinar de fazer o mesmo trajeto que a pessoa, dar uma carona ou, quem sabe, realizar programas que ambos tenham em comum no mesmo período.
Assim, você vai evitar estresse no trânsito enquanto se entretém, conversa sobre as notícias do dia e, de quebra, tem com quem treinar aquela apresentação que fará em uma reunião de trabalho, por exemplo.
E então, gostou das nossas dicas para evitar estresse no trânsito? Pois não deixe de colocá-las em prática a partir de hoje e veja a mudança de qualidade de vida no seu dia a dia!
Fonte: barba,batom e roda