Muitas vezes vamos dar a partida no automóvel logo pela manhã, ou depois de deixá-lo estacionado por um longo período, e nada de ele funcionar. Após demonstrarmos nossa chateação, detectamos que o problema é na bateria do carro. Quem nunca passou por essa situação que atire a primeira pedra. Você não? Sorte sua!
Quando passamos por isso, o difícil mesmo é descobrir o que está roubando a carga da bateria, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para você ficar atento quando a bateria arriar. Confira!
Identificando que o problema é na bateria de carro
O primeiro passo é descobrir se o problema é realmente na bateria do carro. Para isso, você precisa ficar atento a alguns sinais:
- farol fraco;
- dificuldade na hora da partida;
- luzes do painel apagadas ou fracas;
- luz interna do carro fraca.
Caso seu automóvel esteja apresentando esses sinais, significa que a bateria está se esgotando. Elas, geralmente, têm vida útil de quatro anos, portanto, se você trocou ela recentemente é bom ficar atento para o que pode estar roubando a sua carga.
A seguir, damos exemplos de situações que sobrecarregam a bateria e que podem ser a causa do problema:
Luzes do carro acesas
É comum sairmos do carro, não fecharmos a porta corretamente e não notarmos que a luz de dentro ficou acesa. Além disso, as luzes do porta-malas e do porta-luvas também podem ficar ligadas e nem percebermos.
Quando isso acontece e o carro fica desligado por muito tempo, o consumo da bateria aumenta, o que pode resultar no arriamento.
Agora, se você tem certeza de que está fechando as portas corretamente e, mesmo assim, a bateria continua acabando, o problema pode ser um mau contato que está deixando alguma luz acesa. Certifique de que as luzes do porta-malas, porta-luvas e das portas estão mesmo apagando quando os compartimentos estão devidamente fechados.
Aparelho de som e outros acessórios
Não só as luzes que podemos esquecer ligadas: algumas vezes, esquecemos de desligar o aparelho de som ou outros acessórios, e aí eles roubarão a bateria do carro enquanto ele estiver desligado.
Outra possibilidade é que esses acessórios estejam roubando mais bateria do que o comum por um erro na hora da instalação. Caso você suspeite disso, desconecte o som e todos os outros acessórios para verificar se esse é realmente o problema do seu automóvel.
Inverno e dias mais frios
No inverno acontecem mais casos de arriamento de bateria devido às temperaturas baixas, à umidade do ar, além da utilização mais constante de componentes elétricos, como limpador de para-brisa, desembaçador de vidros e maior utilização de faróis.
Todos esses fatores fazem com que a bateria do carro acabe muito mais rápido, por isso é importante ficar mais atento a ela quando o inverno estiver se aproximando.
Sistemas no stand by
Assim como os eletrodomésticos de nossa casa, o carro também entra em um modo de stand by, o que faz com que a bateria seja gasta mais rápido. O sistema de injeção eletrônica, aparelho de som com a capa acoplada e outros acessórios podem entrar nesse estado com o carro desligado.
Para evitar que a bateria seja consumida, desligue todos os acessórios (sistema de DVD principalmente) e retire a frente do aparelho de som.
Muitas podem ser as razões pelas quais a bateria do carro está sendo roubada. Preste atenção aos sinais que seu automóvel passa e resolva o problema pela raiz: o mais indicado é procurar por um mecânico.
Fonte: barba, batom e rodas