Com o avanço tecnológico e por conta de uma disputa acirrada, o setor da indústria automobilística eleva a cada ano o número de acessórios disponíveis para os clientes que desejam comprar o seu veículo. No mesmo ritmo, é visto também uma maior oferta de itens auxiliares, oferecidos por terceiros, que podem facilitar a vida dos condutores que desejam adquirir acessórios do carro que proporcionam mais tranquilidade no trânsito.
Esse mercado é muito ativo e representa cerca de 10% do mercado total de autopeças, movimentando cerca de R$ 2 bilhões anualmente.
Em meio a esse universo de acessórios do carro, vamos revelar, neste artigo, 9 opções para você conhecer e deixar no seu veículo para andar com mais segurança. Além de apresentar cada um, também vamos explicar para que servem e em que situações podem ser utilizados.
1. Fusíveis e lâmpadas
Os fusíveis são pequenos dispositivos que têm a função de proteger alguns elementos do carro em caso de uma sobrecarga, que poderia queimar as lâmpadas dos faróis, por exemplo.
Tenha sempre com você alguns fusíveis disponíveis para fazer a troca em momentos como esse, mas se atente a amperagem, que pode ser conferida na caixa de fusível.
Da mesma maneira, é possível que você fique na mão por conta de um mau funcionamento das lâmpadas do seu veículo. Então, recomenda-se que se tenha alguns modelos reservas para efetuar a troca em casos emergenciais.
2. Kit de primeiros socorros
Apesar de não ser um item obrigatório de fábrica, algumas pessoas costumam manter um kit de primeiros socorros à disposição no carro. Em uma emergência, esse acessório pode auxiliar no amparo até a chegada do socorro.
Alguns dos itens que encontramos em um kit de primeiros socorros são:
3. Lanterna
Mesmo tendo uma ótima utilidade em momentos complicados, como em uma noite em que o seu automóvel teve uma pane elétrica, muitas vezes esquecemos de guardar uma lanterna no nosso carro para imprevistos.
Além disso, mesmo durante o dia, algumas partes do carro são de difícil acesso e uma lanterna pode ajudar na verificação de um equipamento ou na busca por um defeito.
4. Ferramentas
Ter um jogo de ferramentas dentro do porta-malas do seu veículo é uma excelente maneira de se precaver contra imprevistos. Vá até uma loja especializada e procure por um de qualidade e que possa ter uma aplicação ampla. Busque por aqueles que contenham chaves de boca, de fenda e ao menos um alicate.
Por mais que você não tenha habilidade com manutenção ou ferramentas, alguém que estiver passando pela rua pode lhe ajudar a sanar o seu problema com o auxílio delas.
5. Fixador de pneus
Poucas pessoas costumam ter esse acessório em seu veículo, mas ter um disponível pode te salvar de situações perigosas ou sem uma solução imediata.
O fixador de pneus pode ser muito útil nos casos em que você não possui um pneu reserva e precisa vedar o furo do pneu, instantaneamente, até chegar em um local seguro para fazer o conserto.
6. Calibrador de pneus
Podendo atuar até em conjunto com o fixador de pneus, esse acessório ajustará a calibragem, evitando que acidentes aconteçam ou que o seu pneu se danifique por estar muito vazio.
Algumas vezes, pelo furo ser pequeno, pode ser que somente o calibrador seja suficiente até que você encontre uma borracharia.
7. Cabos de condução elétrica
Quem nunca ficou na mão por esquecer o farol ou a luz interna do carro acesa? Essa é uma situação que muitas pessoas passam no dia a dia e que pode ser solucionada com os cabos de condução elétrica.
Mantenha os cabos bem guardados no seu carro, pois eles são responsáveis por realizar a famosa “chupeta” quando a sua bateria para de funcionar.
8. Cinto de segurança para animais
Se você adora dar uma volta de carro com o seu fiel companheiro, é preciso prestar muita atenção.
Além de correr o risco de levar multa, andar com o seu bichinho sem cinto de segurança pode colocar a vida dele em risco, caso aconteça algum acidente. O cinto é constituído por fitas adaptadas ao corpo do animal, que são conectadas ao engate do cinto de segurança do veículo.
Esse item protege o seu animal em caso de acidente ou movimentos bruscos, evitando que o pet se machuque de forma grave.
9. Rastreador veicular
Os rastreadores veiculares são baseados na geolocalização, e servem basicamente para indicar o local que o veículo está parado ou circulando, com precisão e em tempo real.
Se você quer segurança, o rastreador veicular é uma opção incrível para te deixar mais tranquilo no trânsito.
Esses foram alguns dos acessórios que você tinha que conhecer. Ao ter adquirido esse conhecimento, você estará mais preparado para cuidar melhor do seu veículo e se preparar para situações inesperadas que todo motorista pode passar.
Fonte: barba,batom e rodas