Gasolina ou etanol batizados trazem danos para o motor que vão de desgaste de peças em poucos meses a falhas imediatas de funcionamento.
Aquele desconto ao abastecer em um posto sem procedência pode custar caro. Desconfie sempre do combustível barato, ele pode estar adulterado. Gasolina ou etanol batizados trazem danos para o motor que vão de desgaste de peças em poucos meses a falhas imediatas de funcionamento.
A adição de qualquer produto que modifique as características originais do combustível é considerada adulteração. Seja qual for a artimanha, o rendimento do carro vai cair e o consumo vai aumentar. A mudança de composição interfere diretamente na mistura de ar e combustível que chega à câmara de combustão.
Tipos de adulteração
Há basicamente três tipos de adulteração: adição de etanol na gasolina, adição de água no etanol ou adição de solventes na gasolina e no etanol.
Adulteração com colocação de etanol na gasolina acima do limite permitido por lei prejudica a partida e limita desempenho do motor, além de causar aumento excessivo no consumo. No caso de água ao etanol, há dificuldade de partida e perda de desempenho. Em casos mais extremos, há o risco de calço hidráulico dentro do cilindro, devido à alta concentração de água.
Porém, a mais grave e mais comum das adulterações é colocar solventes na gasolina e no etanol. Este é violento porque agride diretamente todo o sistema de alimentação, entupindo a bomba de combustível e ainda danificando todos os componentes de vedação. Também gera dificuldade de partida e aumento de consumo.
O combustível adulterado é prejudicial para todos os carros, mas é ainda mais danoso para os veículos com injeção eletrônica. A gasolina batizada pode entupir os bicos injetores, causando falhas no motor e comprometendo o desenvolvimento do veículo. Também irá prejudicar velas e catalisador, componentes que têm efeito direto no consumo.
Fonte: G1 Auto Esporte