Há um tempo mínimo e máximo para levar o carro para fazer o alinhamento da direção? As condições dos trechos rodados também devem ser considerados?
Na hora de decidir os prazos para se fazer o alinhamento do automóvel é preciso não se ater somente as datas recomendadas pelos fabricantes. É preciso levar em conta também o rodar nas esburacadas ruas e estradas brasileiras.
Com que frequência deve se fazer o alinhamento de direção de um automóvel? Este item da manutenção é sujeito a chuvas e trovoadas, porque as fábricas seguem no Brasil o padrão internacional, alinhar a cada 10 mil quilômetros. Mas, as nossas ruas e estradas não seguem o padrão internacional e, dificilmente, um carro sobrevive às nossas crateras asfálticas com a direção alinhada. A tendência, a possibilidade de uma roda levar o impacto e a geometria da direção ficar prejudicada é muito grande.
Então, 10 mil quilômetros fica como limite para se fazer o alinhamento. Mas, se a suspensão dianteira levou um tranco em um buraco profundo ou em um quebra-molas não sinalizado, deve se levar o carro para o alinhamento antes do prazo. Até porque a durabilidade dos pneus dianteiros está também em jogo.
Fonte: AutoPapo