Uma das preocupações que muitos motoristas, ás vezes até por falta de conhecimento ignoram, é a limpeza das partes internas do motor.
Apesar de não ter tanta atenção por parte dos proprietários, a limpeza das partes internas do motor é essencial para o bom funcionamento do veículo, e pode prevenir a fundição do motor, que sem dúvida tem um dos maiores custos de reparo, quando falamos em automóveis.
Mas afinal, como meu motor fica sujo?
Como muita gente sabe, o óleo é responsável por fazer toda a lubrificação interna do motor, sendo assim, ele percorre várias áreas internas do motor, desde tubos que fazem o transporte do óleo do cárter até o motor, até os pistões, por exemplo.
Com o tempo, o óleo do veículo, que é utilizado em altas temperaturas, acaba carregando algumas impurezas, ficando mais espesso. Por isso o uso do filtro do óleo é essencial no motor do automóvel, porém, tanto o óleo quanto o filtro têm suas datas de validade, e devem ser trocados, para que não acumulem impurezas demais, ao ponto de criar borras de óleo misturado a impurezas nos componentes internos.
Como saber se meu motor está sujo?
A observação é um passo importante para todo proprietário verificar a saúde do motor, pois muitas vezes, seu carro te diz o que fazer.
É de extrema importância, que o motorista faça a verificação contínua do óleo do motor, através da vareta do óleo, que tem justamente esta finalidade. Por ela pode-se verificar não só o nível de óleo presente no cárter, mas também, sua cor e viscosidade, que são os principais fatores que identificam se o óleo está sujo e velho. Quanto mais espesso e escuro o óleo do cárter estiver, mais atenção o proprietário deve ter.
Além da vareta de óleo, a maioria dos carros, especialmente os modelos mais atuais, tem uma luz indicativa de óleo no painel, que após a partida do motor deve estar sempre apagada. Em caso de ter esta luz acesa ou piscando, cuidado, seu óleo pode ser insuficiente, ou estar sujo.
Como posso prevenir a sujeira do óleo no motor?
É muito importante que as revisões em seu veículo sejam rotina, então, esteja sempre em dia com as mesmas.
Porém, se você notou alguns dos sinais descritos anteriormente, você pode verificar a saúde do seu óleo, e a partir daí, tomar a decisão de fazer a manutenção, ou procurar um mecânico.
Se ao verificar sua vareta de óleo, você perceber que a mesma já apresenta resíduos pastosos e sinais de borra, já passou da hora de prevenir, agora o que resta é procurar o mecânico.
Pois se o motor tiver muita borra, o flush vai desprender esta borra das partes internas, podendo causar o entupimento do pescador de óleo, que é responsável por levar óleo do cárter ao motor, causando a falta de lubrificação interna, que pode causar a fundição de partes do motor pelo atrito.
Não se esqueça de sempre seguir as instruções presentes na embalagem do produto, que vão te auxiliar a fazer um bom trabalho, e prevenir as impurezas contidas no interior do motor.
E lembre-se, a manutenção por conta própria deve ser preventiva, em caso de dúvidas, não se deixe levar pelo achismo, procure um mecânico e o consulte sobre quando e como realizar o procedimento de limpeza.
Fonte: Suporte e Soluções