Quando essa luz acende, o carro continua funcionando, mas entra em um modo de emergência e deve ser levado à oficina imediatamente.
Você sabe o que significa “limp home”? Trata-se de uma luzinha amarela que se acende no painel do carro com o desenho de um motor. Muitos motoristas nem prestam muita atenção nela, pois o automóvel – aparentemente – continua rodando sem problemas. Mas é só aparentemente mesmo…
Quando esta luz de alerta se acende, o carro deve ser levado o mais rápido possível para a oficina, pois ela significa a existência de um problema na central eletrônica. Ou ela mesma está defeituosa ou “pifou” algum sensor encarregado de enviar informações, que é mais provável. E, se a central não recebe o sinal de algum dos vários sensores a ela conectados, não tem condições de administrar o motor, de deixá-lo sempre funcionando corretamente e da forma mais eficiente possível, com máximo desempenho e baixo consumo e emissões.
Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação. Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões. Se o motorista não for observador, ele nem percebe esta situação emergencial. Ou talvez só perceba no momento de abastecer e verificar que o consumo de combustível aumentou exageradamente.
Quanto tempo o carro roda com esta luz acesa? O resto da vida, mas ele deve ser reparado o mais rápido possível. E por que se chama esta situação de limp home?
Porque esta expressão em inglês significa “voltando manquitola para casa”.Ou seja, vai mancando, mas vai.
Fonte: AutoPapo