O sistema de embreagem é uma parte fundamental para fazer o carro se mover, no sistema de direção é uma das partes mais importantes do veículo. Mas antes de verificar os principais problemas e onde soluciona-los, vamos lembrar o que é a embreagem.
Ela faz parte do sistema de transmissão do veículo. É responsável por transferir a força do motor para a caixa de câmbio, essa força chega até as rodas do veículo com o impacto diminuído. Graças a embreagem, a troca de marchas da caixa de câmbio é feita suavemente, com isso o desgaste entre a caixa de marchas e o motor é diminuído drasticamente. Agora que já lembramos o que é embreagem, vamos verificar os sintomas de embreagem quebrada, lembrando que embreagem ruim prejudica o desempenho do seu carro.
Está escutando ruídos?
Quando se faz a troca das marchas e consegue escutar ruídos, aqueles ruídos de ferro com ferro é porque algo de errado está acontecendo, embreagem fazendo barulho quando solta também não é algo bom. Isso pode ser um sinal de que a embreagem não está abrindo para o câmbio fazer a troca de marcha.
O pedal da embreagem está duro?
Está sentindo a embreagem dura ao pisar? Isso é um sinal de desgaste em alguns componentes como o atuador e as molas do platô.
O carro demora a se movimentar quando solta a embreagem?
O carro deve começar a andar quando o pedal da embreagem está na metade do seu curso, se o carro demora a se movimentar, ou só anda quando o pedal está alto é porque o desgaste está grande!
O carro está trepidando ou patinando?
O carro trepidando também é sinal de problema, se ao trocar de marcha e isso acontecer pode ser que exista um empenamento ou do platô ou do disco.
Se você tentar subir um rua bem íngreme ou uma ladeira cumprida e sentir que o carro perdeu a força, mesmo com a rotação do motor subindo, isso pode mostrar um sério problema.
Isso significa que sua embreagem está gastada e possivelmente queimada, essa situação pode ser identificada pelo cheiro de queimado que o carro apresenta em situações como essa, embreagem ruim perde potência!
Agora que conhecemos os principais problemas da embreagem vamos ver algumas dicas de como evitar esses transtornos para o seu carro.
Evite pisar excessivamente na embreagem
Andar com o pé na embreagem pode desgastar peças como o disco, também pode superaquecer o sistema da embreagem. Alguns motoristas ficam com o pé em cima da embreagem enquanto dirigem, ou invertem alguns processos como pisar na embreagem antes do freio, sendo o correto pisar no freio e depois na embreagem, isso desgasta a peça, fazendo com que ela dure menos.
Puxe o freio de mão nas subidas
Muitos motoristas controlam a embreagem e o acelerador como forma de “freio” para parar em subidas, isso pode desgastar os discos. Embreagem ruim gasta mais combustível também, por isso a melhor opção é usar o freio de mão.
Acelere conforme sua embreagem
Acelerar demais sem liberar a embreagem pode fazer a mesma queimar, por isso acelere conforme a sua embreagem pede!
Também fizemos uma lista com os carros que mais estão apresentando problemas na embreagem!
Os carros que mais apresentam problemas na embreagem
-Problemas na embreagem Fusca
-Problemas na embreagem Renault Duster
-Problemas na embreagem Peugeot 308
-Problemas na embreagem Peugeot 207
-Problemas na embreagem Grand Siena
-Problemas na embreagem HB20
-Problemas na embreagem Audi A3
Fonte: MixAuto