Quando falamos no radiador do carro, muitos cuidados devem ser tomados, afinal, é lá que está todo o sistema de arrefecimento do motor. Inclusive, demos alguns detalhes sobre essa parte do carro neste texto aqui. Mas hoje abordaremos um item importante nessa equação, mas muitas vezes ignorado: o aditivo para radiador.
É no radiador que acontece o controle da temperatura do motor. Também é nesta parte que existe a troca de calor do motor com o meio ambiente. As peças que o compõem o sistema de arrefecimento são: radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. E é sobre uma dessas peças que queremos falar, basicamente, o radiador. Se o radiador não está funcionando da maneira adequada e a temperatura está longe do ideal, há grandes chances do motor do carro ferver, além de apresentar um excessivo consumo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes. Tudo isso pode ser evitado com o uso do aditivo para radiador.
O radiador é quem faz a troca de calor da água, recebendo o líquido aquecido (água + aditivo para radiador, idealmente, que circulou pelo motor para arrefecê-lo e resfriou para que a mesma água volte, dessa vez fria, a circular pelo motor a fim de manter a temperatura estável. O normal, pelo menos na maior parte dos motores, é que a temperatura fique entre 95 e 120° C.
Para que esse processo ocorra de maneira natural e sem problemas, o aditivo para radiador precisa estar em ótimas condições. Para quem ainda não sabe, o aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição. Para que isso não aconteça, o aditivo para radiador, então, evita que a água ferva no motor.. Em locais ou dias muito frios, a água corre o risco de congelar no radiador enquanto o motor fica desligado. O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.
O aditivo para radiador é mais uma forma de proteger o seu carro.
Qual a função dos aditivos de radiador?
O aditivo é usado para que o líquido de arrefecimento não ferva ou congele. Isso é essencial para o perfeito funcionamento do carro. O aditivo ajuda para que o motor permaneça funcionando em uma faixa de temperatura que o motor trabalhe em plenas condições.
Mas, além dessa propriedade, o aditivo para o radiador também tem componentes que impedem que a água enferruje uma série de componentes do motor. Já pensou se só houvesse água nesse sistema? As chances de diversos problemas acontecerem seriam bem grandes, ainda mais pelos materiais do motor. Exemplificando: a água, em conjunção com o ar, forma um agente altamente corrosivo, capaz de destruir conduítes, válvulas, selos do motor, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento.
Tipos de aditivos para radiador
O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece três tipos de aditivo para radiador. Entre eles os aditivos compostos por etilenoducol, que são altamente tóxicos, os aditivos orgânicos, que são biodegradáveis e, por fim, os aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido. Tenha em mente que fazer a mistura de um desses três aditivos não é positiva para o sistema do carro, pois pode influenciar diretamente no tempo de vida útil do motor e do produto.
Se você começou usando, por exemplo, um aditivo orgânico, procure sempre fazer a troca por outro aditivo orgânico. Se você ainda não sabe qual é o mais indicado para o seu carro, consulte o manual do proprietário. Caso essa informação não conste no manual do proprietário, existe a possibilidade de buscá-la no site do fabricante de aditivos para radiador.
Tenha certeza do tipo de aditivo que você está adicionando ao seu carro antes de comprá-lo ou fazer a troca.
Quando eu devo realizar a troca do aditivo?
O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.
Qual a quantidade de aditivo que eu devo usar?
Muitas pessoas se perguntam qual a quantidade de aditivo para radiador que deve ser misturada na água. Esse número é bastante variável de carro para carro, por isso, consulte o manual do fabricante para colocar exatamente o solicitado.
É muito importante lembrar-se sempre de fazer a mistura da água com o aditivo para radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador.
Indícios de problemas com o aditivo do radiador
Neste texto que falamos sobre vazamento de óleo, mostramos que, quando há algum escape de líquido na cor amarela, verde ou rosa pegajoso, provavelmente, o problema está ligado diretamente com o líquido de arrefecimento. Apesar de não se tratar de um tipo de óleo, identificar essa questão é de suma importância, pois, se não houver o conserto quase de imediato no vazamento de água do veículo (ou do aditivo para radiador), vários problemas graves podem acontecer como queimar a junta do cabeçote e até o motor do carro pode fundir.
Os carros mais velhos costumam “enviar” alertas de que o aditivo para radiador precisa ser trocado por meio desses vazamentos. Esses vazamentos costumam acontecer quando o carro está muito quente.
Em casos de urgência, posso usar somente água no radiador?
Não é o indicado, a menos que a situação seja de extrema urgência. Afinal, é melhor um fluido imperfeito do que um motor sobreaquecido com grandes possibilidades de fundir.
Mas, na primeira oportunidade, pare em um posto de gasolina ou em algum mecânico de confiança para realizar a devida troca e adicionar o aditivo para radiador. Andar somente com água não é o ideal e pode causar problemas no carro. Essa situação só deve ser realizada em casos de emergência.
Você costuma trocar o aditivo para radiador do seu carro? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: Minuto Seguros