Você vai checar o nível do óleo e percebe o surgimento de bolhas e o óleo está esbranquiçado. O que pode ser?
A vareta que confere o nível do óleo do motor também pode ajudar os proprietários dos carros a identificarem algumas anomalias no óleo. Como bolhas esbranquiçadas, por exemplo.
Sabe aquela vareta que você puxa ao lado do motor, para verificar se o nível do óleo está correto? Você puxa, limpa, volta, puxa de novo e vê se o nível do óleo está entre o mínimo e o máximo. Essa é a regra.
Mas, neste momento vale a pena aproveitar para verificar se não tem nenhuma anormalidade neste óleo. Sabe qual? Ao puxar a vareta para verificar o óleo, ele normalmente está escuro, quase preto. Isso porque quando ele é renovado ele entra quase transparente e, depois de muitos quilômetros de uso, ele vai ficando escuro, o que é normal.
Entretanto, se tiver umas manchas esbranquiçadas nesse óleo e, ainda, com umas pequenas bolhinhas, é sinal de que está entrando água no cárter e se misturando ao óleo. Este problema é grave e exige reparo rápido.
Só não é problema no carro flex abastecido com etanol, porque um pouquinho da água do álcool pode eventualmente aparecer no óleo do cárter.
Fonte: AutoPapo