Também chamado de válvula injetora de combustível, o bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão. Isso é feito através de pulsos elétricos comandados pelo módulo de injeção (ECU).
Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema no bico injetor. Normalmente, ocorre o entupimento da peça, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível. Assim, a compressão não fica eficiente, perde a potência e força o motor a gastar mais.
Mas como podemos evitar esse tipo de problema? Veja agora!
Ele é o maior responsável por evitar que o bico injetor seja obstruído. Isso porque, como o próprio nome já fiz, a peça tem a função de filtrar o combustível e evitar que as impurezas passem para o bico injetor.
Fazendo a troca periódica do filtro de combustível, evita-se que impurezas passem e mantem o bico injetor limpo e protegido.
O combustível que utilizamos (álcool ou gasolina) possuem resíduos devido ao transporte e troca de armazenagem. Além disso, eles possuem data de validade.
Quando estão armazenados nas bombas e reservatórios, tem menos contato com o oxigênio e o calor faz a validade cair drasticamente. Em média, podemos dizer que o prazo é de dois meses. Depois desta data, ele se torna mais denso, sendo difícil de ser pulverizado. Assim, pode causar o entupimento parcial do bico injetor.
Antes de mais nada, é essencial que o filtro de combustível seja substituído a cada 10 mil km. Evitando assim que a eficiência do filtro seja prejudicada.
Outra dica interessante é para veículos que não são utilizados com muita frequência. Para eles, utilize combustível aditivado, pois, ele tem maior validade que o comum. Além disso, previne que “gomas” de combustível se formem no veículo, diminuindo as chances de ocorrer obstrução do bico injetor.
Limpeza do bico injetor é um assunto muito polêmico entre os profissionais do setor. A peça é “autolimpante” e não precisa passar pelo processo. Mas, como é impossível controlar a qualidade do combustível, o motorista corre o risco de abastecer com álcool ou gasolina que contém misturas perigosas. E são esses resíduos que “sujam” o bico injetor e vem a dúvida: limpar ou não?
Especialistas afirmam que o próprio combustível faz a limpeza da parte interna do bico injetor e portanto, não há necessidade de limpa-lo. Mas, quando falamos de bico injetor sujo, entendemos que a sujeira não se acumula dentro, mas fora dela.
O uso decorrente de combustível ruim pode causar problemas na carbonização, tampando os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível. O acúmulo desses resíduos provoca falhas na aceleração do motor. Desse modo, quando isso passa a acontecer, a limpeza do bico injetor se torna necessária.
Por isso, a importância de utilizar combustível de qualidade deve ser passada para o proprietário do veículo!
Agora que você já sabe tudo sobre bico injetor.
Fonte: DPK