Atualmente, os freios ABS são obrigatórios no Brasil. Desde então, mais de 13 milhões de veículos são equipados com essa tecnologia. Diante deste cenário, houve um aumento na demanda de manutenção para o sistema, exigindo atenção dos mecânicos.
Os freios ABS permitem que o motorista mantenha o carro sob controle em qualquer topo de piso. A vantagem é que mesmo quando o sistema está com algum problema, os freios continuam funcionando, apenas sem o recurso antitravamento.
Mesmo assim, é importante identificar antecipadamente qualquer tipo de problema nessa peça. Veja alguns sinais:
Quando estão em perfeita condições de funcionamento, os freios ABS causam apenas ruídos tradicionais de destravamento da roda em freadas mais agressivas. No entanto, barulhos ao acionar os freios, são sinais de alerta.
Pode ser que este som seja pelo desgaste das pastilhas. Se for isso, você consegue identificar por um ruído metálico característico do contato direto entre a pastilha desgastada e os discos de freio. Assim, basta trocar os componentes.
Mas, atenção! Os veículos com freios ABS exigem dois cuidados nas trocas das pastilhas. Primeiro, é preciso abrir os sangradores das pinças antes de recolher os êmbolos. Em alguns modelos, também é necessário usar um scanner para retornar os fusos internos.
O pedal está tremendo quando o freio é acionado? Isso pode ocorrer devido ao empenamento do disco, que nunca deve ser maior do que 0,1 mm. Quando esse limite é extrapolado, o sistema é prejudicado. Empenos maiores do que 0,04 mm podem causar alterações no veículo.
Conte com um relógio comparador calibrado e sua base metálica para realizar uma avaliação. Na montagem, o equipamento deve ficar perpendicular com a superfície do disco ou cubo.
Como os freios ABS são alimentados pelo sistema elétrico do veículo é comum surgir problemas nos contatos, cabos ou interferências magnéticas. Por isso, prefira começar fazendo uma inspeção visual detalhada. Caso não encontre o defeito, utilize o scanner, que consegue indicar o ponto exato da falha.
Com o objetivo de identificar em tempo real e atuar de maneira precisa e segura, os freios ABS necessitam de informações corretas de seus sensores. Como são instalados próximos as rodas, analisam a velocidade e a possibilidade de travamento.
Se os sensores não estão passando a informação correta, todo o sistema é comprometido. Trepidações e sujeiras em excesso são alguns dos problemas que reduzem a vida útil dessas peças. Caso perceba que o problema é a segunda opção, faça uma limpeza cuidadosa nos componentes.
Fonte: DPK