Quando o carro dá sinais de desgastes, o vazamento de óleo do motor é um dos problemas mais recorrentes e pode ter inúmeras causas. A mais leves requerem simples manutenção, mas as panes graves podem tirar seu carro de circulação.
A prevenção continua sendo o melhor remédio. e para isso manter as revisões em dia é fundamental. Verificar que o prazo de validade recomendado para o óleo pode ter sido ultrapassado é fácil. O problema só fica maior mesmo quando há vazamento do lubrificante.
O vazamento de óleo do motor pode prejudicar muito a saúde do carro, e, além da lubrificação, afetar refrigeração, prevenção de corrosão e limpeza interna. Com isso, se faltar lubrificante, alerta! O desgaste excessivo pode estragar o motor e exigir sua substituição – o que sai bem caro.
O vazamento do lubrificante costuma ser causado pelo desgaste natural das peças, que se acentua quanto mais o carrro é usado. Estima-se que, a cada mil quilômetros rodados, o nível de óleo possa baixar até um litro.
Para evitar problemas, cada modelo de carro tem uma recomendação específica para o intervalo da troca de óleo. A dica é respeitar o manual do proprietário e sempre atentar ao chão da garagem para identificar possíveis manchas que denunciam vazamentos.
Essas manchas podem variar do marrom para o preto. Mas nem tudo que pode vazar do carro, porém, é lubrificante do motor. A direção hidráulica e os freios do automóvel também dependem de fluidos para funcionar bem. Manchas avermelhadas ou castanho-claro podem denunciar vazamento no sistema de direção, enquanto nódoas de transparente a marrom podem indicar perda do fluido de freio.
Mancha no chão da garagem? Na dúvida, procure a oficina de sua confiança.
Fonte: Auto Esporte