Cópia pode custar mais de R$ 3 mil em peças codificadas e mais sofisticadas. Saiba o tamanho da dor de cabeça
Uma parte de metal envolta em um plástico. A chave de um automóvel pode parecer um tanto simples. Porém, por trás dela – ou melhor, dentro –, há bastante tecnologia. E é bom você não quebrar ou perdê-la. A chave reserva – em muitos casos – não é igual à principal.
Entramos em contato com algumas fabricantes para calcular o tamanho da dor de cabeça (e do bolso) que você vai ter na hora de comprar uma chave novinha em folha. Na maioria dos casos, é preciso levar o carro até uma concessionária para a verificação do código com o número do chassi do veículo.
Outra questão necessária é a grana no bolso. Para não assustar, começamos pelo carro nacional mais barato à venda no Brasil, o Fiat Palio Fire. Nesse caso, o prejuízo não será dos grandes. A chave custa R$ 140 e demora entre cinco e dez dias para ficar pronta.
No caso de outros compactos, no entanto, o proprietário já pode separar uma cartela de Neosaldina. A chave do tipo canivete com telecomando do Chevrolet Onix custa R$ 486. A boa notícia é que a peça, dependendo da disponibilidade da concessionária, fica pronta no mesmo dia. Já a simplória chave do Toyota Etios tem preço de R$ 480. O prazo é de 10 dias. Vai entender.
Em outros modelos da Fiat, como o Bravo, por exemplo, o custo é um pouco maior porque a chave traz uma versão mais avançada do Fiat Code, além de ser do tipo canivete. O custo salta para R$ 955 já com a codificação e o prazo de entrega é de 10 dias. É preciso levar o documento do veículo.
Entre os SUVs, o fenômeno de vendas Honda HR-V tem uma chave codificada pela quantia de R$ 781 e a marca pede um tempo de 4 a 5 dias para disponibilizá-la. Entre os sedãs, o Renault Fluence tem chave tipo cartão e com sensor presencial. Basta apenas estar no bolso para abrir a porta ou dar partida no sedã. Ela é legal… e cara. Custa R$ 980 ter uma nova – sem acrescentar o valor da codificação. A marca ainda demora 20 dias para entregar.
Doce ou Salgado?
A conta da chave do Honda Civic é maior: R$ 958 mais outros R$ 390 pelo código. Carros usados também não fogem à regra. O proprietário de um Hyundai i30 2010/2011, por exemplo, terá de gastar quase R$ 750 para ter uma peça igual à reserva.
Perder ou quebrar a chave do estiloso Chevrolet Camaro pode ter um gosto diferente. O tipo de chave varia de acordo com o chassi do modelo e, em média, o preço é de R$ 900. Já a codificação adiciona R$ 180 à conta. A fabricante demora de 20 a 30 dias para disponibilizar uma peça inteiramente nova. Resultado: mais de R$ 1 mil gastos e o que era para ser doce que nem caramelo fica salgado igual a bacalhau.
Quem tem a sétima geração do Volkswagen Golf também prepare a carteira – ou redobre o cuidado com a chave. A peça original do hatch importado do México custa R$ 1.485. Já a do BMW Série 3 fabricado em Santa Catarina, chega a elevados R$ 2.500. Com a codificação, o valor ultrapassa os R$ 3 mil. O tempo de espera é outro aborrecimento: de 30 a 40 dias (!!!). Quando chegar, seus remédios para dor de cabeça provavelmente já terão acabado.
Fonte: Car and Driver