Muitos proprietários de veículos só se preocupam em utilizá-los e esquecem de dar assistência. Assim, podem surgir diversos problemas e, na pior das hipóteses, a fusão do motor.
Uma das principais causas desse problema está relacionado ao óleo. Se houver sujeira no óleo, o óleo estiver adulterado, a bomba de óleo estiver estragada ou o nível de óleo estiver baixo, há grandes chances do motor fundir.
Isso acontece porque é o óleo que lubrifica o motor e impede que este esquente demais. Caso o veículo fique rodando sem óleo ou num nível muito baixo, o motor pode superaquecer e fundir.
Problemas no sistema de arrefecimento também podem causar fusão do motor já que ele é responsável por manter o motor refrigerado. Por isso, sempre é bom deixar o carro com a manutenção em dia e realizar a troca de óleo com frequência.
Além disso, ao utilizar o veículo, sempre preste atenção na temperatura. Quando ela fica alta, quase atingindo a parte vermelha, é sinal de que algo está errado. Uma coisa boba mas que muitas pessoas esquecem de conferir com frequencia é o nível da água. Quando ele está baixo, também pode causar o aumento da temperatura e, consequentemente, fundir o motor.
Cuidado também ao abastecer o carro, dê preferência aos postos conhecidos e desconfie se o preço do combustível estiver bem abaixo do normal. Combustível adulterado pode prejudicar o motor e até levar à fusão do mesmo.
Abaixo, seguem algumas dicas:
● Verifique anualmente todo o sistema de arrefecimento
● Troque o óleo sempre que atingir a quilometragem especificada
● Quando precisar completar o óleo, tente usar sempre o mesmo que foi colocado no carro quando foi feita a troca
● Fique sempre atento à temperatura
● Observe sempre o nível da água e do óleo
● Verifique constantemente se não há vazamento de óleo ou água
● Adicione aditivo à água, sempre na medida indicada para cada véiculo
Seguindo essas dicas e mantendo a manutenção em dia seu carro estará sempre em ordem e evitará muita dor de cabeça.
Fonte: Carro de Garagem