Você sabia que os automóveis são um dos principais poluidores do meio ambiente? Só no Brasil, os carros são responsáveis por cerca de 90% da emissão de gases poluentes nas grandes cidades.
Se você gosta de dirigir, mas também se preocupa com o meio ambiente, é preciso tomar certas medidas para diminuir a poluição de carros. Afinal, quanto mais combustível for queimado para movimentar seu veículo, maior será a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Atualmente, existem diversas formas de contribuir para a redução desses gases poluentes. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar!
Se os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição das cidades, a melhor forma de contornar essa situação é usando eles menos.
Pegar um ônibus para ir ao trabalho, usar o metrô ou fazer uma caminhada são alternativas que ajudam o meio ambiente, além de evitar o desgaste do seu carro e poupar combustível.
Caso você não queira abrir mão do seu conforto, então ofereça e aceite carona dos colegas e amigos que também usam seus carros para ir trabalhar. Afinal, é um desperdício usar um veículo com 5 lugares só para uma pessoa!
Hoje em dia, existem diversas tecnologias que ajudam a diminuir a poluição de carros modernos. Não é à toa que os modelos híbridos — que associam um motor elétrico a um de baixa cilindrada — estão em alta.
Se você pensa em comprar um automóvel, pesquise antes para adquirir um que seja amigável ao meio ambiente.
Com o passar do tempo, as peças dos carros vão se desgastando e, com isso, o consumo de combustível aumenta. Consequentemente, a emissão de gases poluentes também sobe.
Para evitar que isso aconteça, é essencial estar em dia com a manutenção do veículo. Isso inclui a troca de óleo, filtros e velas e a manutenção dos pneus, que devem estar sempre calibrados e em bom estado.
Como já falamos, a poluição gerada pelos carros vem da queima do combustível. Logo, ao usar métodos para economizar no consumo do veículo, você também vai contribuir para um ar mais limpo.
Além das práticas mencionadas no tópico anterior, andar com o ar-condicionado desligado, não exagerar na aceleração, diminuir o peso e eliminar qualquer outro elemento que sobrecarregue o motor são métodos básicos de economizar combustível.
ara ajudar, existem aplicativos para manutenção do carro que também contribuem para controlar o consumo do veículo.
Você já deve ter ouvido falar em muitos casos de combustível adulterado oferecido por postos. Essa é uma prática criminosa que, infelizmente, ainda é recorrente no país.
Evite abastecer em estabelecimentos suspeitos, pois, além de danificar o motor do carro, os combustíveis adulterados também são muito mais poluentes. Opte, portanto, por frequentar apenas os postos que são de sua confiança.
Vale lembrar aqui que a escolha do combustível também é muito importante. Entre o álcool e a gasolina, é preferível o primeiro, pois sua queima emite uma quantidade menor de poluentes por quilômetro rodado.
Além disso, como o etanol é obtido a partir da cana-de-açúcar, ele é mais ecológico, pois os canaviais também ajudam a reduzir a quantidade de gás carbônico na atmosfera a partir da fotossíntese.
Para ajudar a diminuir a poluição de carros, diversas montadoras investem em tecnologias avançadas que, no futuro, vão ajudar bastante. A pesquisa de formas alternativas de combustível também está ganhando cada vez mais espaço no meio automobilístico. Mas, enquanto você não pode contar com nenhuma dessas opções, aproveite para fazer sua parte e evitar a degradação do meio ambiente!
Fonte: barba,batom e rodas