Dias mais frios podem acabar de arriar aquela bateria que já estava mais-ou-menos
Você já foi deixado a pé quando a bateria arria no frio, como se estivesse esperando a hora para te deixar gelado? Você não é o único.
Não é coincidência que a maioria das baterias pifa exatamente nos dias mais frios. Há dois motivos para isso ocorrer. Em primeiro lugar, quando a temperatura abaixa muito, é mais difícil fazer o motor funcionar pela manhã. Isso ocorre por causa da dificuldade do combustível de se vaporizar e ser queimado dentro do cilindro. Em segundo lugar, por causa do frio, o óleo lubrificante fica mais grosso e viscoso, então o motor tem que fazer um esforço maior para se movimentar.
Isso tudo exige mais energia da bateria, mas, digamos, além do tombo, ainda há o coice! A bateria produz energia elétrica a partir de uma reação química no seu interior e o problema é que, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil é de se realizar essa reação química. Então, uma bateria que já estiver começando a dar sinais de mau funcionamento, vai funcionar em um dia quente, mas em um dia frio, ela vai arriar.
Fonte: AutoPapo