Veja dicas de como resolver e evitar o problema
Uma luz acesa, falta de uso, cabo solto, sujeira, fim da vida útil… A bateria do seu automóvel tem durabilidade média de três anos, mas problemas cotidianos podem abreviar esse tempo. A bateria pode arriar sem aviso prévio. Veja dicas do que fazer quando isso acontecer e saiba como evitar.
CUIDADO
A primeira dica é chamar um especialista para efetuar a recarga ou troca da bateria. Pode ser apenas um cabo solto. Caso a situação seja de emergência, você precisará do auxílio de outro veículo, cabo específico (para a famosa “chupeta” ou “jacaré”) e muito cuidado. Luvas de borracha também são importantes para evitar choques.
POSITIVO E NEGATIVO
Para recarregar a bateria do seu carro será preciso conectar os cabos positivo e negativo na bateria de outro veículo que precisa estar em funcionamento. As latarias dos carros não podem estar em contato. Tenha cuidado também no manuseio dos fios.
15 MINUTOS
Antes de rodar com o carro normalmente, é importante deixar o carro com bateria arriada ligado por cerca de 15 minutos para que ela tenha carga suficiente caso necessite dar uma nova partida.
ZINABRE
O zinabre (uma borra esverdeada na bateria) é sinal de uma substância formada a partir da oxidação, ou seja, o contato de ácidos que escapam da bateria com o oxigênio. O acúmulo impede o funcionamento correto. Por isso, é preciso limpá-lo constantemente (dissolva 200g de bicarbonato em 1 litro de água e passe vaselina nos polos da bateria). Ao fazer isso, carro e cabos devem estar desligados.
SEGURANÇA
Nunca tente recarregar a bateria com fios domésticos. Evite ainda que os fios negativo e positivo da bateria se toquem. Caso isso ocorra, a bateria pode ser danificada e, em casos mais graves, haverá princípio de incêndio.
5 MINUTOS
Se o automóvel fica a maior parte do tempo parada na garagem, dedique pelo menos uns cinco minutos por semana para liga-lo e deixar a bateria com a carga em dia.
Fonte: Car and Driver Brasil