Sair de casa sem os documentos é algo que pode acontecer com qualquer motorista, iniciante ou experiente. Vez ou outra, nos esquecemos da carteira, da bolsa, da mochila, e o tamanho do transtorno pode variar, se saímos a pé ou motorizados.
Dirigir sem portar a CNH é uma infração leve, que gera multa e a retenção do veículo até a apresentação do documento. No entanto, muito em breve, isso ficará no passado: com a aprovação do uso da carteira de motorista digital (ou CNH-e) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será possível carregar o documento em um aplicativo no seu smartphone!
Quer saber mais sobre a carteira de motorista digital? Continue lendo esse post!
Como funciona a carteira de motorista digital?
Chamada de CNH-e, a carteira digital é um app mobile que já está disponível para download para testes nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, para usuários dos sistemas iOS e Android. Nela estarão armazenadas todas as informações da carteira impressa, incluindo a foto do condutor e o QR Code, que assegura a autenticidade do documento.
Por se tratar de um documento formal, a preocupação com a segurança é grande. Assim, o app só pode ser validado em um aparelho e, caso o motorista perca seu smartphone, é possível bloqueá-lo para impedir o uso indevido. Para isso, bastará acessar o portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e solicitar o bloqueio imediato.
Quando será validado o uso da CNH-e?
Segundo o Denatran, o prazo para todos os Detrans do país estarem aptos para a emissão da versão digital da CNH é 1º de fevereiro de 2018.
A implantação já começou, com alguns estados já oferecendo o serviço para testes dos motoristas. Portanto, você já pode encontrar o app disponível para o seu smartphone, mas não deixe de portar o documento impresso, por enquanto.
Quais os benefícios da carteira de motorista digital?
A carteira de motorista digital carregará todas as informações do documento em papel, tendo validade em qualquer verificação por agentes de trânsito e servindo ainda como documento de identidade, exatamente como o original.
A partir da verificação do QR code na tela do telefone, todas as informações podem ser checadas em pouquíssimo tempo (o que já ocorre com os documentos emitidos mais recentemente), e você não terá de se preocupar em carregar nada além do seu aparelho para ser identificado.
Além disso, a ideia é que futuramente também seja possível fazer muito mais com o aplicativo, como conferir a pontuação de infrações, pedir para ser avisado próximo do vencimento da CNH e ainda ficar por dentro de campanhas de trânsito.
Como solicitar a minha CNH-e?
Para ter a sua CNH-e, você já deve ter uma habilitação impressa dotada de QR Code. Com ela, cadastre-se no portal de serviços do Denatran —se você já for cadastrado SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), não precisará fazer um novo registro — informando todos os dados solicitados.
Depois disso, a ativação do seu cadastro será feita com o envio de um link para o e-mail informado, solicitando o login no aplicativo pelo dispositivo escolhido para ter a carteira de motorista digital. Por fim, você deverá informar uma senha de quatro dígitos para ser usada no seu acesso ao documento e, então, já pode se acostumar a carregar sua CNH para onde for com o seu telefone!
Fonte: barba, batom e rodas