Um dos maiores problemas para motoristas novos e experientes são os pontos cegos dentro dos automóveis. Por vezes, é possível se assustar com o fato de não ter visto um veículo próximo escondido por alguma das colunas do carro enquanto se está dirigindo, ainda que com o tempo o motorista fique mais atento e não se espante mais tanto com isso.
E foi pensando em solucionar esta questão que a norte-americana Alaina Gassler, de 14 anos, inventou um dispositivo para “anular” a coluna A do carro do campo de visão do motorista. Esta solução vai além dos detectores dos carros atuais, que emitem luz e som quando há algo no ponto cego do condutor, porque neste caso é possível ver o que está no ponto cego.
O sistema desenvolvido funciona a partir de uma webcam (que capta a imagem ao vivo atrás do ponto cego), um projetor (que projeta a imagem no ponto cego em questão) e um material impresso em 3D para preencher o espaço da coluna A. Alaina disse que o material utilizado “reflete apenas a luz de volta à fonte de luz, que é o projetor neste caso”. “Como os olhos do motorista estão próximos ao projetor, o motorista pode ver uma imagem nítida e clara, enquanto os passageiros veem apenas um pedaço de tecido preto.” Pelo projeto, Alaina faturou um prêmio de US$ 25 mil (pouco mais de R$ 104 mil) em um concurso de ciências aplicadas para alunos do ensino médio feito pela Samueli Foundation.
FONTE: UOL
Injetores e valvulas: Cuidado para evitar sujar o sistema de injeção.
Categoria de automobilismo exclusiva para mulheres tem brasileira entre selecionadas
Como serão os carros do futuro e de que forma se preparar para fazer a manutenção deles?
10 curiosidades sobre carros que você não sabia