Injetores e valvulas: Cuidado para evitar sujar o sistema de injeção.

ago 28

O entupimento do sistema de injeção pode ocorrer em motores movidos a combustível, como motores a diesel, levando ao aumento do consumo de combustível e a redução da vida útil do motor.

O INJETOR DE COMBUSTÍVEL: UM MECANISMO SENSÍVEL

Com a substituição dos carburadores na década de 1980, a injeção de combustível melhorou consideravelmente o desempenho do motor e reduziu o consumo de combustível. Agora, sendo controlado em tempo real pela unidade de controle do computador do veículo, o sistema de injeção se adapta continuamente às condições climáticas, de temperatura, velocidade do motor e a quantidade de pressão no pedal do acelerador, fornecendo a quantidade certa de combustível para o motor.

Em veículos leves, o injetor, um componente do tamanho de uma caneta, borrifa combustível em alta pressão (até mais de 2.000 bar em motores a diesel) através de orifícios com diâmetros variando de 80 a 200 mícrons, ligeiramente maiores que o diâmetro de um fio de cabelo. O combustível é pulverizado na forma de gotículas microscópicas.

O injetor então libera a quantidade exata de combustível, seja no tubo de admissão (antes da válvula) em veículos que usam injeção indireta (gasolina) ou diretamente na câmara de combustão em veículos que usam injeção direta (diesel ou gasolina).

Na injeção indireta, o combustível vaporizado e o ar são impelidos juntos pela válvula de admissão para dentro do cilindro, onde a combustão é então acionada pela vela de ignição. No entanto, esse tipo de ingestão está perdendo espaço para a injeção direta. Anteriormente usado apenas em motores a diesel, a injeção direta está se tornando mais comum em motores a gasolina.

CAUSAS DE INCRUSTAÇÃO

A incrustação é causada pelo acúmulo no sistema de injeção de depósitos resultantes da combustão incompleta e fuligem gordurosa (também chamada de incrustações). Também é causado por produtos químicos no combustível, que à medida que se deterioram, levam à formação de verniz ou lacas. A incrustação afeta especialmente as válvulas de admissão na injeção indireta e nos injetores usados ​​para injeção direta.

Embora os fabricantes estejam procurando usar materiais que sejam mais resistentes à incrustação, os novos motores são mais vulneráveis. Isso se deve a temperaturas e pressões mais altas, bem como folgas mais estreitas entre as partes mecânicas desses motores.

Isso porque, ao se alojar nos microfuros do injetor, os depósitos podem eventualmente reduzir a pressão do jato de combustível, interferindo assim na homogeneidade da mistura ar-combustível, o que por sua vez altera o desempenho do motor. Isso pode iniciar um círculo vicioso, pois a incrustação leva a mais incrustação. O consumo de combustível aumenta, o desempenho diminui, o motor se desgasta prematuramente e o veículo libera mais dióxido de carbono e poluentes na atmosfera.

DETERGENTES PARA INJETORES E VÁLVULAS SUJAS

A emissão de fumaça preta, dificuldades ao ligar o motor, desaceleração brusca, desempenho reduzido do motor ou consumo excessivo de combustível são sinais que devem alertá-lo.

A melhor solução para evitar injetores ou válvulas de admissão sujas é usar combustíveis de alta qualidade que contenham aditivos. Graças aos detergentes contidos nesses combustíveis, eles efetivamente limpam e removem incrustações do sistema de injeção diariamente.

Fonte: Total Brasil

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário: