Está pensando em lavar o motor do seu carro? É preciso ter muito cuidado para não danificá-lo.
Deixar o carro brilhando no dia a dia é uma obsessão levada bem a sério por vários Viciados em Carro. Porém, para os mais aficionados e perfeccionistas a felicidade não se resume a ver seu xodó reluzindo por fora. Basta abrir o capô e olhar para o motor que a euforia logo desaparece. Lá está ele, precioso, solitário, com as marcas de um guerreiro e incrustrado de lama, poeira e sabe-se lá mais o que.
É exatamente na angústia de dar um “upgrade” na aparência do motor que o consumidor pode se empolgar e acabar trazendo um belo prejuízo para o carro e para o bolso. “É recomendável que a pessoa faça a ‘lavagem do motor’ do seu carro em um lugar especializado. Por falta de conhecimento, ao realizar a limpeza em casa, existe a possibilidade de alguns componentes serem danificados”, afirma Rafael Rezende Dos Santos, Técnico de Ensaio de Veículos no Instituto Mauá de Tecnologia.
Por exemplo, não pense em lavar o seu motor com água a não ser que pretenda danificar a parte elétrica. “Existe um encapamento que acaba funcionando como uma proteção básica e é resistente à gotas de chuva. Porém, essa proteção não aguenta um jato direto”, explica Rafael. Assim, o contato da água pode danificar alguns componentes como o módulo e a caixa de fusíveis, e por isso é recomendável que a limpeza seja feita apenas por profissionais que saberão exatamente “o que” e “como proteger” na hora do processo.
Não acredite em tudo que ver por aí. Por ser um procedimento delicado, confie a limpeza a uma oficina da sua confiança. Fuja de métodos alternativos como a lavagem com diesel sob alta pressão e o banho de óleo de mamona. O combustível é ótimo para remover sujeiras, mas assim como o óleo é extremamente corrosivo em borracha e plástico.
Apesar de toda essa preocupação, a lavagem tem efeito puramente estético e não reflete em uma melhora de desempenho ou mecânica, salvo em casos raros de carros que enfrentam diariamente uma dura rotina em enlameadas estradas de terra.
Após ler todas essas dicas, ainda quer deixar seu motor parecendo novo por conta própria? Um último conselho deve ajudar a dar uma “enganada”. “Passar um pano úmido, silicone e pretinho (a famosa mistura que dá brilho ao pneu) na capa protetora do motor ajuda a melhorar a aparência”, completa o técnico do IMT.
Fonte: Car and Driver