Que tal se você pudesse configurar sua picape para ela rodar com gasolina para o transporte pessoal durante a semana, e depois mudá-la para diesel para rebocar o seu barco para a praia?
Isso parece cena do filme de ficção científica “Eu, Robô” com o Will Smith – mas não é. Isso é apenas um exemplo do que você poderia fazer com um veículo híbrido modular.
Os veículos híbridos modulares dão aos motoristas a capacidade de colocar ou tirar componentes elétricos e buscar pela melhor combinação de gasolina e eletricidade que melhor se encaixe nas suas necessidades. Imagine um cenário no qual uma empresa de transporte tem uma frota de caminhões cavalo mecânico-reboque de três eixos híbridos idênticos. Suponhamos que esses cavalos-mecânicos puxem de um a três reboques cheios de carga de uma única vez. Se esses caminhões funcionassem com motores convencionais a diesel, a empresa não teria que se preocupar com potência. Esse mesmo caminhão que carrega 11 toneladas por reboque poderia puxar três reboques, totalizando 33 toneladas. Mas se você desse essa mesma tarefa para um caminhão híbrido modular com muito menos capacidade para fazer esse serviço, poderia ter problemas. No lugar de utilizar três diferentes tipos de caminhões, um caminhão híbrido modular poderia fazer esse trabalho adicionando módulos de potência extra a um ou mais eixos, dependendo da necessidade do usuário.
Devido à natureza intercambiável de um híbrido modular, os conectores de módulo devem ser universais. O trabalho de trocar módulos não deve ser tão complicado como trocar um motor típico. Devido a essa necessidade de poder ligar na tomada para carregar a bateria e rodar em seguida, os híbridos modulares funcionam melhor como plataforma para híbrido em série. Um híbrido em série usa um motor de combustão interna para acionar um motor de tração ou então um gerador elétrico rotativo que fornece energia elétrica através de um atuador para armazenamento numa bateria. Para propulsão, motores montados em cada roda acionam-nas, ao contrário do híbrido em paralelo, que usa uma transmissão tradicional. E são essas rodas alimentadas individualmente por energia elétrica que permitem somar ou subtrair para obter mais ou menos força motriz para o veículo.
Os benefícios de um híbrido modular dependem da forma como as fabricantes podem manter baixos os custos durante a produção. Em teoria, custar pouco. Eles não precisam de um motor enorme (se forem em série) e poderiam ser bem mais leves porque alguns componentes seriam eliminados como árvores de transmissão e eixos motrizes [fonte: Ireson]. Por enquanto, não são muitas as fábricas que aderiram à tecnologia modular híbrida. Da mesma forma, não parece haver também atualmente muita demanda do consumidor por veículos híbridos modulares.
Podemos estar mais inclinados a ver veículos de célula a combustível com projetos modulares para eliminar completamente os motores a combustão. Esses tipos de veículos são semelhantes em desenho a um híbrido em série no que diz respeito a integração de motores elétricos individuais nas rodas. Várias fabricantes, como a Ford e a General Motors, estão pesquisando esse conceito.
Fonte: Josh Briggs e Krebs