As palhetas do limpador de parabrisa são consideradas itens de segurança, segundo as normas brasileiras; e realmente são. Responsáveis por manter a visibilidade do motorista, estes componentes podem ser facilmente encontrados e, geralmente, têm preços muito acessíveis. A vida útil destas peças não depende somente da quantidade de sua utilização e devem ser trocadas assim que começarem a apresentar ineficiência.
Todos sabemos que, em dias chuvosos, o motorista deve ter a atenção redobrada ao dirigir. O que muitos não percebem é que o dobro de atenção talvez ainda seja pouco. Além de prestar muito mais atenção no trânsito em si, o motorista deve ficar atento ao funcionamento dos limpadores de parabrisas (em muitos carros, dianteiro e traseiro), regulando sua velocidade conforme a quantidade de chuva que cai, além dos defeitos na pista que podem estar camuflados pela água. Se a chuva for pouca, a velocidade do limpador deve ser menor, senão logo começa o ruído da borracha sobre o vidro. Se a chuva for intensa, aceleramos a velocidade dos limpadores ou a visibilidade logo desaparece. São frações de segundos de atenção que perdemos no trânsito, o que pode causar acidentes.
O fim da vida útil das palhetas pode ser facilmente detectada. Os principais indicadores de palhetas desgastadas são rachaduras e empenamento da lâmina. É comum, também, perceber a lâmina rasgando-se do conjunto.
Estes sintomas são refletidos no mal funcionamento do sistema de limpadores de para-brisas. Quando as palhetas chegarem neste estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará 100%, e verá uma destas reações a seguir.
Assim como quase todos os produtos, existem várias faixas de preços, diretamente proporcionais à qualidade dos mesmos. Como estamos falando de um item de segurança, fica mais esta Dicas do especialista para sempre ter um jogo de palhetas reserva, guardado no porta-malas, ou na sua garagem. Quando for comprar, prefira marcas conhecidas ou originais de fábrica. Nunca compre-as fora de uma embalagem lacrada.
Outra dica interessante é manter sempre abastecido com água limpa o reservatório dos lavadores e, se possível, adicionar um aditivo específico para limpeza dos vidros para facilitar o trabalho das palhetas e aumentar sua eficiência, protegendo o vidro contra riscos e arranhões.
Fonte: Motor S/A
Ar-condicionado e pneus podem reduzir consumo de combustível em até 20%
Ar-condicionado automotivo: Dicas de utilização e manutenção que você precisa saber.
O motor está falhando? Antes de fazer a limpeza de bicos, verifique as velas.
Vazamento de óleo do motor: o que fazer e como evitar