No final do ano, com muitas pessoas aproveitando o período de férias, o clima fica descontraído e festivo.
Muitos motoristas acabam levando esta atmosfera para o trânsito e ficando menos atentos às suas obrigações. Entretanto, as normas não mudam e a fiscalização continua, trazendo pontos na Carteira Nacional de Habilitação para motoristas descuidados.
Confira a resposta para algumas dúvidas frequentes quanto aos hábitos dos motoristas no verão.
Sim. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro somente calçados que oferecem firmeza nos pés podem ser utilizados para dirigir. Entretanto, o código não prevê punição a quem conduz veículo descalço.
Sim. Dirigir sem camisa não é proibido, mas lembramos de que o motorista deve usar ainda assim o cinto de segurança.
Não. Os condutores que forem flagrados dirigindo com o braço para fora do veículo serão autuados com infração média.
Não. Acessar o aplicativo de mensagem ou falar ao celular ao volante pode sair caro. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir usando telefone celular é considerado infração de trânsito gravíssima, sujeita a multa de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Fones de ouvido também não são permitidos, e utilizá-los conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é infração média.
Não. Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.
Se você teve sua CNH suspensa precisa passar pelo Curso de Reciclagem.
Não. Diferente do que muitos acreditam a pontuação da CNH não zera com a virada do ano. Os pontos só são retirados após um período de 12 meses da infração cometida. Por este motivo, é bom sempre ficar de olho na situação da sua carteira.
FONTE: Cursos de trânsito