Porque embreagem não é apoio

fev 05

De tanto rodar com o o pé apoiado no pedal da direita, o carro apresentou defeito inusitado, que provocou a perda parcial do motor

 

Se você é um desses motoristas que tem o costume de andar com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem, este artigo é para você. O usuário do Ford Fiesta 1.6 2008 tem esse costume, e mesmo sabendo que o desgaste da embreagem é maior, não consegue andar sem apoiar o pé no pedal da esquerda.

O carro já tem 183.000 km rodados e desde sempre sofre com esse mau hábito. Um dia, de repente, parou na rua, do nada. Chegou de guincho na oficina. Iniciamos o processo de diagnóstico e descobrimos que de tanto forçar o pedal da embreagem, o sensor de rotação passou a raspar no volante do motor, até que chegou uma hora que perdeu a leitura. Com isso, o carro chegava a funcionar, mas do nada apagava.

Ao desmontar o veículo, porém, descobrimos mais um defeito. O motor estava sobreaquecendo. Fomos em busca das causas e a explicação mais uma vez recaía sobre o mau hábito do motorista.

Ao ficar com o pé apoiado na embreagem, o virabrequim, internamente, se deslocou no sentido da polia, tirando de centro o furo da lubrificação do mancal. Com o tempo, o mancal passou a trabalhar com a lubrificação deficiente ou até mesmo sem lubrificação, e isso resultou no sobreaquecimento do motor. Houve desgaste irregular no local e a biela chegou a fraturar. Por pouco não fundiu o motor.

Esse tipo de defeito parece absurdo, mas ocorre frequentemente. Já tive casos em que o foi preciso trocar o bloco inferior do motor, pois a falta de lubrificação foi intensa e fundiu tudo internamente, até que estourou o bloco.

É preciso deixar claro que é preciso tempo para este tipo de defeito aparecer, mas não é impossível. O custo de reparo de um problema assim nunca é barato, pois é necessário retirar o motor do carro, desmontá-lo e trocar várias peças internas, e até mesmo o bloco do motor, como no caso acima.

 

Fonte: Farol Alto 

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