O verão está chegando e com ele, o uso do Ar Condicionado aumenta, não é mesmo? Você sabe qual a importância de fazer a Higienização do Ar Condicionado Automotivo?
Mais do que nunca, esse item será indispensável na maioria dos veículos e precisa de cuidados especiais.
Vivemos em um país de temperaturas extremas e distintas.
Muitas vezes, ficar no trânsito sem o auxílio de um ar condicionado não é nada fácil. Porém, ao usá-lo, você deve tomar alguns cuidados. Já pensou em fazer a limpeza do ar?
Esse é um dos principais sinais que apontam para a necessidade de limpeza do ar-condicionado automotivo. O odor é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Sem a higienização, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do carro.
Esses microrganismos que ficam presos ao filtro de ar também são responsáveis por diversos problemas respiratórios — como rinite, asma e alergias. Por isso, fazer uso do ar-condicionado automotivo sem a devida higienização representa um grande risco à saúde, principalmente das crianças. Se você começa a espirrar ou a tossir quando liga o ar, significa que está na hora de fazer uma boa limpeza.
Uma maior dificuldade na ventilação também pode ser sinal de necessidade de limpeza, já que o filtro de ar sujo pode impedir parte da passagem do ar, comprometendo a eficiência do ar-condicionado automotivo. Assim, para atingir a temperatura desejada, o sistema precisa ficar ligado por mais tempo e em uma potência maior, consumindo mais bateria e combustível. Um ar-condicionado automotivo em más condições de limpeza pode afetar a performance de todo o veículo.
Antes de começar a higienização, é importante dar uma olhada na correia do ar condicionado no seu carro para garantir que está funcionando corretamente.
Não só é a correia importante para manter seu ar condicionado em funcionamento, como também é importante para manter outros componentes críticos como a bomba de água, bomba de direção hidráulica e o alternador. Verifique por rachaduras, dentes faltando, ou barulhos estranhos quando ela começa a funcionar.
Para fazer a limpeza do ar condicionado, é necessário efetuar a troca do filtro. Ele desempenha a função de filtrar as impurezas do ar e bloquear a entrada de maus odores no veículo.
Como não existe um prazo estabelecido para trocar o filtro, fique atento aos sinais como mau cheiro e problemas na refrigeração e não deixe de fazer a revisão, momento em que ele, provavelmente, será trocado.
É recomendado que a limpeza seja feita por especialistas, pois é necessário utilizar equipamentos e produtos especiais para remover todo o pó e proteger contra fungos e bactérias.
Depois de todas essas dicas, não perca tempo e faça a Higienização do Ar Condicionado do seu carro.
Fonte: MixAuto
Ar-condicionado e pneus podem reduzir consumo de combustível em até 20%
Ar-condicionado automotivo: Dicas de utilização e manutenção que você precisa saber.
O motor está falhando? Antes de fazer a limpeza de bicos, verifique as velas.
Vazamento de óleo do motor: o que fazer e como evitar