O triângulo de segurança é um item essencial para todos os carros e isso todos os motoristas sabem. Mas será que você sabe qual a forma correta de utilizar o equipamento?
Antes de mostrarmos como se utiliza o triângulo de segurança, vamos a uma revisão de conceito. O equipamento serve para alertar outros motoristas que o seu carro está com defeito e está encostado na via. O problema pode ser desde um pneu furado ou a uma falha do motor. O importante é sinalizar com o triângulo caso seu veículo não consiga se movimentar.
Assim, o triângulo de segurança evita-se que outros acidentes ocorram em decorrência do problema que possa estar enfrentando. Além disso, o equipamento é item obrigatório do veículo. Caso você não utilize, pode levar cinco pontos na sua carteira além da dor de cabeça.
Entendido sobre o que é um triângulo de segurança, vamos aprender a melhor forma de diminuir os riscos de acidente com o equipamento.
Ao identificar um problema no seu veículo, procure o acostamento mais próximo para parar seu carro. Posicionando o veículo no acostamento, os riscos de acidente já se tornam menores. Se não tiver um acostamento e a parada seja extremamente necessária, busque parar na pista da direita.
Com o carro parado, ligue o pisca-alerta para orientar os outros motoristas que há um problema no seu veículo. Depois de realizado todos esses procedimentos, é hora de descer do veículo e preparar o triângulo de segurança.
Primeiramente, deve-se calcular uma distância segura do seu carro até a sinalização realizada. Mas como fazer esse cálculo? É bem simples e explicamos em três tópicos.
Lembre-se sempre que o triângulo de segurança serve para alertar os outros motoristas de um problema temporário. Ligue o quanto antes à assistência 24 horas para retirar seu carro do local e evitar maiores acidentes.
Procure manter a revisão do veículo sempre atualizada. Verifique as peças do automóvel e evite problemas.
FONTE: Auto Bitts