SAIBA TUDO SOBRE A NOVA ETIQUETAGEM DE PNEUS

set 29

A partir de 2018, todos os pneus novos a venda no Brasil deverão trazer uma etiqueta que fornecerá informações sobre três critérios de desempenho desse item. A iniciativa valerá para todos os pneus de construção radial utilizados em carros de passeio, picapes, SUVs, vans, caminhões e ônibus. Por isso, preparamos um pequeno guia sobre a nova etiquetagem de pneus para te ajudar a entender e se adaptar a essa nova regra.

Entendendo a nova etiquetagem de pneus

O objetivo dessa medida é promover a melhoria da segurança viária, a redução da poluição ambiental e a eficiência energética. Os três atributos escolhidos para ilustrar as etiquetas são aderência em piso molhado, resistência ao rolamento e nível de ruído.

Os parâmetros presentes na nova etiquetagem de pneus serão averiguados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e permitirão que o consumidor conheça mais sobre o produto que está adquirindo.

Os atributos da nova etiqueta: entenda como foram definidos

  • Eficácia energética

A avaliação da eficácia energética indica a resistência exercida pela força oposta à rotação do pneu. O teste é realizado em laboratório e demonstra o nível de combustível consumido: quanto menor for a resistência, menor será a energia que o veículo demanda para se movimentar.

Os níveis de avaliação são indicados em letras que vão de A a G, sendo A o mais eficiente e G o menos eficiente.

  • Segurança

Avalia a segurança da frenagem de emergência através do teste de aderência em pista molhada, como em caso de chuvas. O teste é realizado em linha reta e não envolve aderência em curvas;

Assim como a categoria anterior, esta também possui sete níveis de desempenho, que são indicados na nova etiquetagem dos pneus e vão de A (menor distância de frenagem) até o G (maior distância de frenagem).

  • Nível de ruído

O teste para esse critério capta o ruído externo emitido pelo pneu ao passar com o motor desligado diante de um dispositivo de captação de som.

Esse parâmetro tem o objetivo de reduzir a poluição sonora e avalia o nível de ruído dos pneus com a indicação do número de decibéis. Quanto mais decibéis, mais ondas são marcadas em preto na etiqueta e pior é o desempenho dos compostos.

Como interpretar a nova etiquetagem de pneus

Nova etiquetagem de pneus

nova etiquetagem dos pneus segue três critérios estabelecidos pelo Inmetro e são interpretados da seguinte forma.

  • Resistência ao rolamento: são sete níveis, sendo que a nota A indica os modelos que economizam mais combustível.
  • Aderência em piso molhado: também tem sete níveis, com a nota A oferecendo a melhor aderência na água.
  • Nível de ruído externo: é expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB).
  • Selo Conpet: mostra que o pneu atende todas as normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.

Agora que você já conhece as informações que deverão estar presentes na nova etiquetagem dos pneus, fique de olho no cumprimento dessa norma.

Fonte: BOMPREÇO

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